Aventura Ecológica

Desculpem mas hoje estou lançado e já tinha saudades de escrever.

Ouvi esta semana uma noticia que me deixou contente. A Empresa PescaNova decidiu investir cerca de 350 milhões de euros numa nova Unidade de produção em Mira e que pretende criar cerca de 200 postos de trabalho directos e mais uns quantos postos de trabalho indirectos

Ao ouvir esta noticia, fiquei convencido que a vinda desta unidade era mais uma victória para Portugal. Mas depois ouvi os senhores da Quercus a criticarem a instalção da fábrica em Mira, pois supostamente a área onde será construida a unidade de Produção irá pertencer à rede Natura 2000.

Sobre este assunto, tenho a dizer que se lixem estes supostos ecologistas. Salvem-se as arvores e deixem o povo sem trabalho... Desculpem o radicalismo, mas é que estes "verdes" já me chateam com as suas opiniões.

À uns dois anos, quando foi abordada a questão de se construir e licencear um empreendimento turístico na costa Alentejana, estes senhores, como era de esperar, foram radicalmente contra, pois a área era praticamente virgem e estariamos a estragar uma reserva ecológica. Ora eu tenho conhecimento que na Suécia (aquele país pouco civilizado e sem regras) controem-se condomínios privados, dentro de parques ecológico, onde quem quer lá morar paga uma pequena fortuna, dinheiro esse que depois serve para manter a reserva. Esta construção tem regras muito apertadas e que lá passa a viver tem de conviver com alguns constrangimentos, como por exemplo o facto de só poder haver um carro por habitação.

Por cá, eu pergunto quem paga a manutenção da rede natura 2000? não será possível seguir o exemplo da Suécia? Não será que deverão haver regras apertadas de construção e de habitação, obrigando quem lá quiser morar a pagar as despesas de manutenção da Área?

Se calhar se fosse assim, nem metade das nossas florestas teria ardido, não porque já não existissem, mas porque seriam melhor guardadas por quem não quer ver o seu investimento arder.

Mas neste País, a sustentabilidade é uma palavra vã.

Com os melhores cumprimentos...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sequestradores de Abril!

Será que CHEGA?

Pinho, Cornos e Autoeuropa